PJV - Casa CSP – Penha SC

Casa CSP – Penha SC

Ficha Técnica

Local: Penha (SC)

Autor: Pablo José Vailatti

Co-autor: Marcio Rosa

Início do projeto: Julho / 2011

Conclusão da obra: Janeiro / 2014

Área do terreno: 1.650 m2

Área construída: 740 m2


Situada no litoral norte de Santa Catarina, Penha destaca-se pelo turismo de diversão e praia, tendo como âncora do seu desenvolvimento o Parque Beto Carrero World, além de 19 belas praias. A casa CSP está localizada na maior destas praias, a Praia de Armação, e possui localização privilegiada em terreno frente ao mar.

O programa foi distribuído em dois corpos construídos, a casa principal com 2 pavimentos e a área de lazer em pavimento térreo, além de uma grande área aberta onde se encontra piscina, solário, jardim, quiosque, spa e área de estar ao ar livre.

Para a implantação do corpo principal deixou-se um grande recuo na porção norte do terreno, voltada para o mar, e paralelamente a este bloco foi implantado o bloco baixo, ainda mais recuado em relação ao mar. Neste espaço livre, frente ao norte e frente ao mar, foi implantada a piscina e demais áreas abertas destinadas ao lazer e convívio, permitindo que estas desfrutem da vista da paisagem do local, marcada pela praia, pelo mar e pelo horizonte.

Interligando estas três partes do projeto, bloco principal, bloco baixo e área destinada à piscina foram projetados uma pequena área rebaixada em dois degraus com spa, lareira e estar ao ar livre.

A estrutura portante da casa é formada por vigas e pilares em concreto aparente com dimensões de 30 cm x 70 cm.

No pavimento térreo a estrutura é constituída por 6 pilares aparentes em seu perímetro e no pavimento superior o número de pilares aparentes no perímetro do volume passa a ser 8 pilares, estando 4 deles nas pontas dos balanços.

A síntese estrutural configura a arquitetura desta residência. O esqueleto de vigas e pilares aparentes formatam um volume pesado e ao mesmo tempo flutuante. Vigas e pilares robustos formatam dois grandes balanços, de seis e quatro metros nas direções norte e sul. Ao norte este balanço configura a varanda social e ao sul, o maior balanço configura o espaço destinado ao abrigo dos automóveis.

 

A casa CSP busca expressar em sua arquitetura a força da verdade estrutural. Uma estrutura vazada de concreto na parte superior, configurando terraços superiores com seus tetos recortados e balanços na parte térrea, estes formatando espaços cobertos e abertos, que integram-se as áreas externas.

 

O terraço no pavimento superior permite ao setor íntimo da casa um espaço aberto, ventilado, iluminado, que permite o contato com o espaço externo e aberto da residência.

 

Este terraço possui vista privilegiada do local e permite que se possa explicitar a estrutura da casa, ideia central do projeto de arquitetura, pois ao não receber fechamento exibe apenas suas peças estruturais, os sutis negativos entre as vigas e pilares, os recortes na laje de cobertura, e nos faz perceber esta arquitetura como a relação entre a estrutura da edificação e a paisagem do local, como relação entre programa, estrutura e paisagem.