fbpx
Blog

Publico hoje um projeto que desenvolvi para uma praça, no centro da cidade de Corupá-SC. A cidade, conhecida como capital da banana, também é fortemente marcada pelo cultivo de plantas ornamentais.

Este é o primeiro projeto de caráter urbano que desenvolvo. Projetar um espaço público é algo muito gratificante, e de muita responsabilidade para um arquiteto. É um projeto muito instigante, que nos traz muitas perguntas: O que as pessoas gostam de fazer numa praça? Quais equipamentos realmente propiciam o convívio social, função primordial de toda e qualquer cidade?

A formatação deste espaço será diretamente responsável pela melhoria da qualidade de vida das pessoas que habitam esta cidade. Uma praça, um projeto de cunho urbano, deve antes de qualquer coisa gerar uma maior qualidade de vida para as pessoas que ali vivem, que ali brincar com seus filhos, passeiam com suas famílias e desfrutam de seus momentos de lazer.

Nenhum projeto urbano, por mais belo que seja, fará sentido, se não trazer alegria as pessoas, é esta sensação que perseguimos durante todo este processo de projeto.

Aliamos a isto uma arquitetura contemporânea, espaços livres são mesclados, com espaços para estar, descanso, jogos, prática de exercícios, entre outros. Um grande espelho da águra acompanhado por uma fileira de palmeiras marca uma das esquinas da praça, enquanto uma sequência de postes de iluminação demarca o acesso central. O quiosque da praça é a maior edificação sobre este espaço, que também prevê palco para apresentações em geral, espaço para 3a idade, play-ground, além de um ponto de táxi.

Ficha técnica:
Projeto: Praça Central
Local: Corupá – SC
Área total: 3.700 m2
Arquitetura: Pablo José Vailatti
Colaboração: Annelise Vieira
Desenvolvimento das imagens: Geane Carvalho – Acesse e veja mais imagens.

Comentários

Este artigo não possui comentários