Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Residencial N9
Ficha técnica:
- Arquiteto responsável: Pablo José Vailatti
- Localização: Baln. Piçarras, Santa Catarina
- Ano de conclusão da obra: 2016
- Área total construída: 950,50 m2
- Fotógrafo: Alexandre Zelinski
Descrição do projeto:
Em Balneário Piçarras – litoral norte de Santa Catarina -, a poucos metros do mar, o Edifício Residencial N9 tem térreo livre, sob pilotis, onde estão as garagens e circulação vertical, com escada e elevador. Cada pavimento tipo, são apenas mais quatro, é ocupado por dois apartamentos.
O terreno escolhido, com 330 metros quadrados, na quadra mar, na região norte da cidade, possui 12 metros de largura e 27,50 metros de comprimento. A disposição da planta privilegia uma vista singular para a praia, em uma vizinhança ainda predominantemente de residências baixas.
O projeto dispõe duas tipologias em oito apartamento. Os quatro apartamentos à frente do lote, a sudeste, possuem 3 dormitórios, enquanto os apartamentos voltados para a fachada noroeste são menores e possuem 2 dormitórios. O programa foi configurado a partir da análise das condicionantes do lugar, das possíveis vistas da paisagem e da área disponível para edificação.
Todas as unidades possuem suas sacadas privativas, as quais fortalecem a relação interior-exterior e a paisagem local. As quatro sacadas frontais ficam estruturalmente em balanço, enquanto as sacadas posteriores são resolvidas formalmente dentro da grelha estrutural de construção e o partido formal do projeto.
A estrutura independente do edifício consiste em pilares, vigas e lajes em concreto armado moldados in loco. Por conta da atemporalidade, o concreto aparente é adotado como acabamento em diversas partes do edifício, inclusive nas lajes-teto dos apartamentos. No térreo, a estrutura em concreto fica totalmente aparente: vigas, pilares, lajes e pilotis, e as instalações hidráulicas, pintadas de preto.
Os fechamentos internos são em alvenaria rebocada, já os volumes das churrasqueiras – tão características na região – e algumas paredes das sacadas, foram executados em tijolo maciço aparente. Cobogós em concreto, alvenarias na cor branca e detalhes em chumbo escuro também compõem a identidade. Em balanço, sobre o recuo frontal, as sacadas possuem fechamento vazado em alumínio na cor preta, material também utilizado nas chaminés e em todas as esquadrias e portões do edifício, a fim de criar unidade visual.
Os traços retos e simples e a materialidade da arquitetura reforçam o valor natural intrínseco de cada material. A forma da edificação é caracterizada por um bloco retangular, definido pelos quatro pavimentos-tipo e sustentado pelos pilotis do térreo. A proposta formal é marcada pelas vigas horizontais que dividem os pavimentos e explicitam visualmente toda a composição racional. Um volume independente, em concreto aparente, junto ao alinhamento da calçada, resolve as instalações de lixeiras e central de gás, garantindo o destaque aos volumes simples de todo o projeto.
Outros participantes:
- Equipe de Projeto: Arq. Marcos Vinícius da Costa
- Colaboradores: Eng. Guilherme Vecchietti, Ana Estrope
Lista de fornecedores:
- Tijolo aparente: Olaria do Pinho
- Revestimentos de piso e parede: Cerâmicas Elizabeth
- Concreto usinado: Premix Concreto
- Esquadrias em vidro temperado: Esquadrias Nova Geração
- Portões em alumínio: Esquadrias Nova Geração
- Tubos das chaminés em alumínio: Feuser Soluções em Alumínio
- Rufos em alumínio: Calhas Ranguett
- Portas em madeira: BR Portas
- Soleiras em ardósia: Lu Arte Pedras Decorativas
- Bloco intertravado de concreto: Vibron
- Artefatos de Concreto Pedras naturais: Pedro’s Pedras