Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
casa nA
Ficha técnica:
- Arquiteto responsável: Pablo Vailatti
- Colaboradora: Ana Meirinho Neves
- Local: Brusque, Santa Catarina, Brasil
- Área construída:
- Ano de Projeto: 2022
Descrição do projeto:
Sem muros, mas com privacidade: esse era o pedido do jovem casal para sua casa no condomínio de Brusque, SC. Configurada em L, as áreas social e de serviço ocupam toda área frontal do terreno, mas as vistas e os espaços de permanência abrem-se para o convívio do jardim e piscina, ao centro, assim como as suítes, todas voltadas para a piscina.
Uma estratégia bastante empregada para esse projeto foi o uso de brises, cobogós e muxarabi, elementos que permitem a ventilação e iluminação natural, mas restringem a visibilidade. Na área de estendal, no limite lateral com outro lote, os cobogós em concreto escondem a atividade de serviço. Nessa área, a luz e a ventilação são garantidas pelo teto descoberto. Na lateral oposta, os cobogós de concreto garantem privacidade na circulação para as suítes e recebem adição de folhas de vidro para o fechamento. Na entrada da casa, marcada pelo recuo da porta e pelo plano da laje, os brises em madeira camuflam janelas do lavabo, despensa e lavanderia, assim como compõem o portão da garagem.
Materiais na sua integralidade fazer parte do projeto e era imperativo para o casal, que queria valorizar o natural e, dentro da casa, dar destaque pra obras de arte que eles já possuem. A combinação do concreto aparente, madeira e pedra foi predominante. O próprio volume da piscina em concreto é uma peça de destaque, envolta pelo L.