fbpx

Casas TT

Ficha técnica:

  • Obra: Casas TT
  • Arquiteto responsável: Pablo José Vailatti
  • Colaboradores: Ana Merinho Neves
  • Localização: Balneário Piçarrasl, Santa Catarina
  • Ano de conclusão da obra: 2024
  • Área total construída: 287,72m²
  • Fotógrafo: Alexandre Zelinski

Descrição do projeto:

O projeto das casas TT está localizado na cidade de Balneário Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina. O terreno em que foram construídas essas duas casas possui 12,5m de frente e 21m de comprimento, tendo um total de 262,50 m e encontra-se há 500 metros da praia.

A frente do lote está voltada para noroeste, recebendo o solar da tarde. Cada casa possui aproximadamente 200 m2 mais a área sob o pergolado frontal destinado ao abrigo dos carros e acesso dos pedestres.

O programa de necessidades foi distribuído em três níveis. No 3º  pavimento está o terraço aberto, destinado as atividades de lazer a céu aberto, composto por spa, solário e churrasqueira. No 2º pavimento está a área íntima da casa, composto por 1 suíte principal com sacada e mais dois quartos com banheiro e hall de convivência. No pavimento térreo está localizada a área social do projeto em forma de L, sala de estar, jantar, cozinha e escada, além de lavanderia, lavabo e abrigo de carros.

A circulação vertical se dá por uma escada em linha, em concreto, suspensa localizada logo em frente a porta de acesso principal.

O pátio é o elemento principal da organização da planta, estando totalmente conectado com a área social da casa, trazendo iluminação e ventilação natural, sendo o espaço mais “fresco” da residência.

No pavimento superior o pátio proporciona uma relação bastante forte do interior com o exterior, o hall superior possui esquadrias piso teto

Uma grande esquadria, com abertura quase total, divide e ao mesmo tempo integra o espaço externo sob o pergolado frontal com a área interna social da residência.

A forma da edificação deriva de uma grelha de pilares, que acontece em planta e no desenho das fachadas laterais. Esta estrutura de pilares e vigas é facilmente percebida no interior das residências. O pavimento superior é definido formalmente por  uma caixa ou borda em concreto, o qual configura a sacada da suíte principal. Uma composição arquitetônica feita basicamente de linhas retas, exceto pela janela circular no 2º pavimento e pelo piloti circular ao lado da escada.

Os materiais principais utilizados nesse projeto foram o concreto aparente, o tijolo maciço, o vidro e a serralheria em alumínio na cor preta. Além destes utilizou-se madeira para a porta do acesso principal, revestimento em porcelanato no térreo e no terraço e revestimento vinílico no pavimento destinado a área dos dormitórios. Esquadrias em alumínio foi a escolha para este projeto, devido sua resistência a ventos, ruídos e pela segurança proporcionada.

As soluções de sustentabilidade são situações do próprio desenho e decisões do projeto, soluções simples, de custo baixo, porém de grande eficiência e bastante funcionais. As casas possuem abundante iluminação e ventilação natural devido as grandes áreas envidraçadas propostas no projeto, corroborado pelo pátio interno, principal responsável por manter os ambientes bem ventilados e termicamente agradáveis. As aberturas juntamente com o pátio proporcionam ventilação cruzada, renovando o ar dos ambientes mantendo a temperatura agradável em praticamente todos os ambientes.

A estrutura da obra é de concreto armado aparente. Devido a largura total 6,5m de cada residência, a grelha estrutural está apenas na extremidade, nas paredes de divisa, não havendo necessidade de pilares internos, exceto pelo piloti junto a escada em linha. Todas as lajes são em concreto maciço, moldada in loco. A execução de toda a estrutura fez uso da madeira bruta, de pinus, deixando impressa nos elementos estruturais a textura dessas tábuas.

O projeto segue princípios e influências da arquitetura moderna, ficando claro no partido arquitetônico a evidência a estrutura como forma arquitetônica, a utilização de materiais com sua identidade própria, bem como a exploração de elementos de instalações na linguagem arquitetônica utilizada, como as tubulações hidráulicas aparentes e pintadas de preto.

Os quadros da estrutura possuem fechamentos ora em tijolo maciço aparente, ora em alvenaria pintada, ora esquadria e vidro transparente.

Este projeto nasce da vontade da intenção de uma pessoa, neste caso, nossa cliente, de querer fazer uma arquitetura moderna e diferente para o mercado de imóveis no litoral norte de Santa Catarina. Esperamos que este bom exemplo possa influenciar positivamente a arquitetura que está sendo feita atualmente na cidade, devido ao rápido crescimento urbano.