Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Biblioteca Municipal de Barra Velha
Ficha técnica:
- Local: Barra Velha, Santa Catarina, Brasil
- Co-autores: Ana Paula Borba, Denise Freitas, Luciana F. Gugelmin e Marianne Gomes
- Área construída: 2.220 m2
- Área do terreno: 2.732 m2
- Ano do projeto: 2014
Descrição do projeto:
Contexto Urbano
O presente projeto destina-se a criação de uma biblioteca pública que amplia-se em auditóriode eventos, integrado, consolidando um espaço de caráter educacional e cultural dentro dacidade, pois seu entorno é composto por escola pública, ginásio de esportes, futurasinstalações de outro edifício educacional e localizado em uma área central da cidadecontribuindo para a vitalidade de seus espaços públicos.
Linguagem Arquitetônica
A premissa básica foi a de criar uma linguagem contemporânea, que exprima sua formaatravés de sua estrutura portante, tornando-se um ícone para a cidade, sendo inovadora, e aomesmo tempo funcional e confortável. Foram observadas as condições climáticas da região,para o melhor aproveitamento para implantação do edifício. A otimização dos espaços, aforma e o conforto dos ambientes, pretendem contribuir com o desenvolvimento intelectual evprodutivo dos usuários.
Configuração Arquitetônica
A ocupação proposta para dois pavimentos visa garantir o máximo de permeabilidade eflexibilidade, buscando atender não apenas as demandas do presente, mas as possibilidadesde articulação para ampliação vertical do edifício, sem prejuízo à segurança do acervo e oconforto dos usuários da biblioteca. Nesta proposta, cria-se um vazio central, para criar umarelação de humanização interna. Além do vazio central, a iluminação natural foi maximizadanas fachadas, cuja insolação é controlada por meio de brises na fachada frontal norte.
Economia na obra (economia prevista por soluções arquitetônicas)
A economia da solução apresentada está relacionada a dois aspectos, que se complementam:(1) racionalidade dos sistemas construtivos e a modulação dos componentes (economia naobra e (2) estratégias de minimização de recursos associadas às soluções passivas de iluminação (economia no uso).
O PROJETO CONTEMPLA:
- HALL COM ÁREA DE EXPOSIÇÕES
- ACERVO PARA MAIS DE 60 MIL LIVROS
- AUDITÓRIO PARA 270 PESSOAS
- PÁTIO INTERNO COM ILUMINAÇÃO NATURAL
- SALA DE MULTI-MÍDIA
- SAL DE RECUPERAÇÃO E CATALOGAÇÃO
- ÁREAS DE ESTUDO
- ESPAÇO PARA CRIANÇAS
- ADMINISTRAÇÃO
- BANHEIROS