Blog

Gostaria de registrar aqui meus agradecimentos aos alunos do centro acadêmico, na pessoa do Lurian, pelo convite para ministrar esta palestra aos alunos da UDESC, da cidade de Laguna (SC). E logicamente agradecer a todos os alunos e professores presentes, mais de 200 pessoas, por nos proporcionar mais este momento de encontro e reflexão sobre arquitetura e nossa profissão. Muito obrigado!
Fotos do público presente: mais de 200 pessoas
Após uma breve apresentação pessoal, fiz uma introdução apresentando 5 temas da arquitetura que considero relevante para melhorar nossa forma de ver, pensar e fazer arquitetura nos dias de hoje, e em nosso contexto, que é a América Latina.
Painel com os tópicos da palestra   –   Foto com os alunos do centro acadêmico CERES – UDESC
O primeiro tema tratou da noção de modernidade, defendida pelo arquiteto, crítico e professor em Barcelona, o espanhol Hélio Piñón. Em seguida, algumas colocações referente a história da arquitetura moderna brasileira e a crítica de arquitetura, com bases na visão da arquiteta, professora, crítica e pesquisadora Ruth Verde Zein. No quarto tópico foi feito um panorama da arquitetura na situação atual do Brasil. E como quinto ponto, tratei de refletir um pouco sobre o nosso de processo de projeto.

                     Montagem                         –                      Apresentação                      –                   Entrega de certificado

Após a apresentação destes conceitos, e de algumas colocações referente o mercado de trabalho em Santa Catarina, foram apresentados alguns projetos realizados pelo escritório PJV Arquitetura.

Equipamentos do escritório modelo da universidde – Módulo
No outro dia, ainda conseguimos fazer uma visita rápida ao escritório modelo da universidade, localizado no antigo sambódromo da cidade. Em apenas 9 meses, o escritório já está com diversos projetos em andamento.

Laguna – uma cidade muito bonita !
Estamos selecionando alguns trechos do vídeo da apresentação que, em breve, estarão disponíveis no blog.

Comentários

  1. CAAU - CERES - UDESCResponder

    Pablo, não temos palavras para lhe agradecer pela palestra, obrigado pela oportunidade de conversar sobre temas tão significativos dentro da arquitetura e de demonstrar seus projetos. Obrigado

    Centro Academico de Arquitetura e Urbanismo