Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Ed. Residencial BH
Ficha técnica:
- Arquiteto responsável: Pablo Vailatti
- Colaborador: Lucas Adler
- Local: São João del Rei, Minas Gerais, Brasil
- Área construída: 2.808,60 m²
- Início do projeto: 2022
Descrição do projeto:
Localizado em uma encosta de morro bem ingrime, o Edifício Residencial BH surge como um volume marcante, ainda que consiga criar uma realção sutíl com a rua.
Sua posição na paisagem libera um térreo livre de onde se da a entrada das pessoas a partir da rua, criando um quase espaço cívico onde os moradores podem usufruir de diferentes formas. Assim toda área dos dois andares de estacionamento se move para o subsolo que na verdade desce junto à relação de desnível, permitindo certa ventilação para a garagem.
Ainda no térreo localiza-se além da circulação vertical uma primeira área de lazer que da acesso mais social do edifício para a paisagem demarcada pelas lajes de concreto aparente.
As áreas dos apartamentos se dispõe num bloco restangular de concreto aparente que se divide entre os cinco andares de apartamentos, sendo eles dividos em dois apartamentos por andar.
Os apartamentos são então posicionados no eixo leste-oeste, contendo a parte íntima em suas extremidades norte e sul e a parte social em seu centro, de acesos a circulação.
As áreas mais íntimas dos dormitórios viradas possuem aberturas mais controladas, com sombreamentos e áreas mais fechadas, permitindo um conforto adequado e uma maior privacidade aos apartamentos virados a rua.
As sacadas e grandes aberturas são viradas para parte mais oeste da edificação, com grande dimensão, permitindo o olhar para vista e barrando parte do sol excedente.