fbpx

Mercado Público Blumenau

Descrição do projeto:

Com o objetivo de uma maior integração do mercado com a cidade, manteve-se todos os espaços do mercado dispostos no piso térreo, mesmo nível da rua, favorecendo e propiciando a entrada das pessoas neste local de difusão cultural.

A forma é limpa e clara, de acordo com a configuração do mercado dentro da cidade.

Elementos simples, porém marcantes definem este projeto

Esta obra se integra respeitosamente no entorno e na cidade, demonstrando seu caráter popular, através da sensação oferecida pelo concreto aparente, material escolhido para transmitir ao cidadão o caráter acolhedor que o mercado deve ter.

A disposição espacial das demais edificações configura-se a partir do ponto de encontro do mercado, marcado por uma praça formada com o agrupamento dos equipamentos que geram maior interação social entre os usuários. Este será caracterizado como espaço cultural, e proporcionará maior permanência do usuário no mercado, servindo também de palco para as manifestações culturais.

Composição e evolução da forma

Quadro 01

– A idéia parte de duas linhas que configuram as entradas principais do mercado.

– Estas linhas formatam o desenho do calçadão cultural, resultado da intenção de proporcionar permeabilidade entre o mercado e a cidade.

– Este espaço também se conforma como principal elemento articulador da evolução e da composição da forma.

–  organiza e distribui as funções, setorizando claramente o programa solicitado.

– A área de serviços e apoio, que inclui setor de utilidades, carga e descarga e área de recepção de mercadorias, está localizada na única face do terreno que não está aberta a cidade.

– O restaurante e a choperia são dispostos de forma a evidenciar a esquina onde funciona a praça cultural do mercado. Com acesso externo direto, esta praça ainda comtempla as 6 lojas da praça de alimentação, além de espaço gourmet, café e sanitários. Caracteriza-se assim o local de

– A área de convívio, caracterizada pelo encontro entre o calçadão cultural e a praça de alimentação (praça cultural) está locada na esquina do terreno de maior integração com demais acontecimentos do entorno, a Vila Germânica e o Galegão.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A proposta de racionalização energética faz parte da concepção arquitetônica inicial. Para se obter maior conforto térmico, optou-se por pé-direitos bem altos em todas as circulações, chegando a 8 m de altura na praça de alimentação e 11 m de altura em todo o percurso do calçadão cultural.

Todas as circulações possuem também entrada de luz natural, através de uma cobertura zenital, devidamente protegida com película contra o sol devido ao excesso de calor que faz em Blumenau, além da grelha, elemento da arquietura que funciona como brise além de criar um agradável jogo de sombras e luzes.

Este elemento vazado também se repete na rampa de circulação, onde além da entrada de luz, também há ventilação constante, pois a mesma já possui uma grande cobertura de proteção.

Por fim, o brise é aplicado com maior impacto na esquina mais valorizada do conjunto proposto, marcando este espaço que será utilizado como local de disseminação da cultura, como agente fomentador do convívio em sociedade, demonstrando o caráter que o mercado deve ter e o uso de equipamentos públicos como uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de um determinado local, bem como promover a sustentabilidade.

O restaurante e a choperia possuem mezaninos que se interligam pelo terraço, também chamado de palco cultural, local para as mais diversas manifestações culturais.