fbpx

edifício h3 exclusive

Ficha técnica:

  • Arquiteto responsável: Pablo Vailatti
  • Co-autor: Marcos V. da Costa
  • Local:Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brasil
  • Área construída: 1.783,11 m²
  • Ano de Projeto:

Descrição do projeto:

O edifício Residencial H3 – Exclusive está localizado em Balneário Piçarras, litoral norte de Santa Catarina. O edifício é constituído por pavimento térreo com garagens e cinco pavimentos com dez apartamentos residenciais.

O terreno, com 510,30 metros quadrados, está localizado no bairro Itacolomi e possui 27,00 metros de frente por 18,90 metros de comprimento. Os apartamentos foram dispostos de forma a privilegiar a vista da praia e do mar de Balneário Piçarras, que fica a apenas 50 metros de distância.

Buscando trazer integração ao espaço público, o edifício possui no térreo seu muro recuado ao alinhamento, criando em sua parte frontal uma praça com bancos, floreiras e árvores, além de um pequeno espelho d’água.

O edifício possui seu uso exclusivamente para habitação multifamiliar, com unidades de aproximadamente 96 metros quadrados, sendo apenas duas unidades por pavimento, garantindo maior privacidade para os moradores. Os apartamentos do pavimento superior contam com espaço de lazer Giardino, utilizando e aproveitando as lajes sobre as garagens. Este espaço agrega a estas unidades um espaço de 92,40 m².

Cada apartamento conta com 1 suíte e mais dois quartos, tendo as salas de estar e jantar integradas a cozinha. Estes ambientes se conectam a uma sacada frontal, fazendo com que toda a parte social possua vista para a praia de Balneário Piçarras. Estas sacadas, que contam com churrasqueira, são espaçosas e criam uma sensação de abertura e conectividade com o ambiente externo. Os quartos possuem aberturas voltadas em sua maioria para a praia, garantindo também a vista em ambientes mais privados do apartamento.

A materialidade do edifício é constituída por estrutura de concreto em pilares, vigas e lajes. Os fechamentos externos e internos são em alvenaria cerâmica rebocada. Os revestimentos externos contam com pastilhas cerâmicas na cor branca, garantindo uma maior durabilidade e resistência para a fachada, já que o edifício se encontra em uma cidade litorânea e é afetado pelas diversas intempéries desta região. Também está presente pintura na cor cinza chumbo na parte externa das alvenarias das fachadas, trazendo um contraste de cores em relação as pastilhas cerâmicas. Nas sacadas, o forro em madeira e o guarda-corpo de vidro trazem uma maior integração com a paisagem litorânea. 

O edifício possui arquitetura moderna e minimalista, com linhas retas e formas retangulares e uma combinação de materiais que conferem elegância e funcionalidade. A presença de grandes janelas de vidro nas fachadas, combinadas aos fechamentos em alvenaria e a estrutura, criam um jogo de solidez e transparência. Estas aberturas também conferem aos apartamentos o melhor aproveitamento da luz natural e ventilação.