Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Edifício H2
Ficha técnica:
- Arquiteto responsável: Pablo José Vailatti
- Localização: Balneário Piçarras, Santa Catarina
- Ano de conclusão da obra: 2021
- Área total construída: 1.665 m2
- Fotógrafo: Alexandre Zelinski
Descrição do projeto:
O Residencial H2 encontra-se no centro de Balneário Piçarras, cidade litorânea em grande crescimento no estado de Santa Catarina.
O terreno possui frente para nordeste, área de 525 metros quadrados e dimensões de 14 metros de frente e 27,50 metros de comprimento.
O projeto foi encomendado por uma incorporadora da cidade focada em construir edifícios com uma arquitetura autoral, para promover uma identidade nova e singular para suas construções.
O edifício possui 5 pavimentos, sendo o pavimento térreo destinado a 14 vagas de garagem, hall de acesso, escada e elevador. Nos demais pavimentos estão distribuídas as unidades residenciais e um pequeno espaço de confraternizações de uso comum.
O edifício H2 possui 14 unidades residenciais e apresenta 5 tipologias de apartamento, com dois e três dormitórios, sendo uma das unidades com pé-direito duplo na sacada à oeste, espaço que recebe o pôr do sol.
Os desenhos esquemáticos demonstram a evolução da forma do projeto. Partindo de um prisma, o qual é levantado e sustentando sobre vigas e pilotis no pavimento térreo, a volumetria se desenvolve reforçando a horizontalidade ao demarcar o desenho das vigas estruturais. As subtrações de partes deste prisma configuram os vazios que originam as sacadas de alguns apartamentos. As dimensões das aberturas são pensadas em conjunto com a pintura das fachadas resultando em linhas contínuas, faixas escuras que alternam em altura e agrupam um grande número de janelas em um desenho único e contínuo.
A estrutura do edifício é em concreto aparente, as instalações no pavimento garagem ficam expostas e recebem a mesma cor do teto, as paredes em alvenaria são pintadas de branco e algumas partes do prédio são revestidas em cerâmica. Com fechamentos transparentes, os vidros possuem esquadrias em alumínio na cor preta assim como as chaminés na parte superior do edifício.
No pavimento térreo, as vigas e pilares em concreto, bem como as tubulações hidráulicas que estão suspensas no teto, recebem pintura em tom de chumbo. Cobogós em concreto e portões como brise fazem o fechamento do espaço privado do prédio para a rua da cidade.
A materialidade final da obra é o resultado do encontro de poucos e diferentes materiais de forma clara e respeitosa. O edifício é composto por um volume simples, organizado por lâminas de concreto, sobre uma base horizontal, destinada às garagens e ao hall de entrada.
O edifício está localizado próximo ao Edifício H1, primeiro prédio construído pela Hirt Empreendimentos e ambos podem ser vistos em uma das fotos do projeto.
Outros participantes:
- Co-autor: Marcos V. Costa
- Colaboradores: Vinícius Schewe, Eng. Guilherme Vecchietti
- Projeto estrutural: Eng. Everson Santos
- Projeto elétrico: Eng. Luiz Negri
- Projeto hidráulico: Eng. Everson Santos
- Execução da obra: Arq. Pablo J. Vailatti
- Cliente: Hirt Empreendimentos
- Construtora: Hirt Empreendimentos
Lista de fornecedores:
- Tijolo aparente: Olaria do pinho
- Cobogós em concreto: GMR Artefatos de cimento-Itajaí
- Revestimentos de piso e parede: Cerâmicas Elizabeth
- Concreto usinado: Max Mohr
- Tijolos furados: Cerâmica Tupy Guarani, Tijucas-SC
- Soleiras em ardósia: Arte Pedras- Penha-SC
- Rufos em alumínio: Mario Calhas e Alumínios