Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Casa GA
Ficha técnica:
- Obra: Casa GA
- Local: Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brasil
- Área construída: 218 m2
- Área do terreno: 375 m2
- Início do projeto: 2011
- Final da obra: 2013
- Projeto estrutural: Eng. Anamélia Adriano
- Projeto elétrico e hidráulico: Eng. Anamélia Adriano
- Fotografias: PJV Arquitetura
Descrição do projeto:
O projeto consiste em articular os elementos estruturais e a partir desta articulação gerar os espaços habitáveis que necessitamos. Duas lajes em concreto a vista formatam a caixa superior, como duas lâminas de concreto. Esta caixa é sustentada por um pavimento térreo e possui balanços para frente e para trás, buscando um caráter de leveza para esta arquitetura. Sobre a cobertura da garagem, surge o terraço superior destinado aos quartos. O setor íntimo foi implantado no pavimento superior, e a área social acontece no pavimento térreo e possui ligação direta com os espaços externos, varanda com churrasqueira, quintal com piscina e garagem para autos.
Buscou-se reunir a área hidráulica, e deixar a área de quartos e salas sem a interferência de tubulações, em função dos tetos em concreto aparente. A área social é um ambiente único onde também há a escada em linha que leva ao andar superior, destinado ao setor íntimo e a um terraço sobre a garagem para onde todos os quartos possuem acesso. Foi priorizado nesta distribuição a orientação solar, direcionando quartos ao leste, área molhadas a oeste e piscina ao norte.
O terreno possui frente sul e fundos para norte. Isto facilitou bastante pois voltamos para o lado leste todos os quartos, fazendo com que recebam o sol da manhã . E para o lado oeste, colocou-se a área hidráulica, banheiros, cozinha e lavanderia, espaços que necessitam de mais sol, e ao mesmo tempo barram o calor da tarde dos demais cômodos. A piscina pode ficar ao norte e receber sol durante quase todo o dia.
Uma das premissas do projeto é expor a tecnologia construtiva do concreto armado deixando vigas e lajes com a característica típica do material. Sua identidade é atingida através da busca por uma arquitetura verdadeira com sua tecnologia construtiva e com a verdade dos materiais. A articulação formal de seu volume expõe formas simples e uma fácil leitura da edificação.
A maior dificuldade nesta obra foi manter a qualidade da construção, com uma grande parte da edificação em concreto aparente, todos os tetos, algumas vigas e pilares, com uma mão de obra local, que não estava acostumada com este tipo de construção. Acostumados a arrumar algumas imperfeições da estrutura portante com o reboco, as estruturas em concreto a vista merecem um cuidado especial, pois não devem ser “arrumadas” depois. O uso de separadores para garantir o cobrimento da ferragem, bem como o uso de desmoldantes na caixaria para facilitar a desforma forma algumas das técnicas utilizadas.
Foi utilizada ventilação cruzada no pavimento superior entre os quartos e circulação e no pavimento térreo entre sala, varanda e garagem. Grandes aberturas em vidro proporcionando luz natural a praticamente todos os ambientes.
A arquitetura reflete a síntese formal que resulta das duas lâminas de concreto que formata a caixa suspensa e que caracteriza o pavimento superior. A identidade deste projeto é expressa por esta solução de arquitetura e engenharia, que certamente é o princípio gerador deste projeto.
Cobertura: Cobertura com laje de concreto a vista impermeabilizada com manta asfáltica
Esquadrias: Externas, vidro temperado fumê com perfil cor preta.
Estrutura: Estrutura em concreto armado
Fechamento: Fechamento em alvenaria e vidro temperado.
Forro: Todos os tetos da casa, área social e íntima são de concreto aparente, utilizando placas de madeirite plastificado.
Fundação: Sapatas em concreto armado
Laje: Laje de concreto armado aparente. Moldada in loco com placas de madeirite plastificado.
Paredes: Paredes em alvenaria com pintura acrílica na cor branca. Algumas paredes em cinza.
Piso: Foi utilizado um porcelanato cor clara no piso da casa. A escada foi deixada em concreto aparente, assim como algumas vigas e todos os tetos.
Revestimentos: Em banheiros, lavanderia e cozinha as paredes foram revestidas com porcelanato.
Tempo de execução da obra: 13 meses.
Tempo de execução do projeto: 5 meses.
Outros participantes:
- Colaboradores: Ana Meirinho Neves I Carolina Contin I Joana Bittencourt I Vinícius Schewe
- Projeto estrutural: Eng. Mikio Homma
- Projeto elétrico: Eng. Carolina Contin
- Projeto hidráulico: Eng. Carolina Contin
- Execução da obra: Arthur Landenthin
Lista de fornecedores:
- Vidraçaria Garcia / esquadrias em vidro temperado
- Decora Revestimentos Especiais / chapas em aço corten
- Keske / guarda-corpo metálico
- Poemix / concreto usinado
- Keske/ chaminés em alumínio
- Ecoflora / deck em madeira
- Keske / churrasqueira
- Portobello / pisos e revestimentos
- Haveg / iluminação de sobrepor
- Construflama / lareira