Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Casa das Figueiras
Ficha técnica:
- Obra: Casa das Figueiras
- Local: Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brasil
- Área construída: 240 m2
- Área do terreno: 312 m2
- Início do projeto: 2011
- Final da obra: 2014
- Projetos complementares: Eng. Anamélia Adriano
Descrição do projeto:
O projeto é composto de um andar térreo, onde localizamos a área social em único ambiente junto com cozinha, área de festas e escada. Ainda no térreo temos um lavabo, lavanderia, depósito e espaço para escritório.
No 1º pavimento temos o atelier da esposa, a suíte principal e a suíte de visitas, ambas com excelente vista para o mar assim como o ateliê.
N o mezanino, temos uma área destinada a reuniões entre os amigos e também serve como dormitório quando o casal recebe um número de visitas maior.
Foi priorizado nesta distribuição a orientação solar e a vista da paisagem. Os quartos ao leste possuem o sol da manha e a vista da praia e do mar. As áreas de cozinha, lavanderia e banheiros estão voltadas ao oeste, aproveitando o sol da tarde.
O terreno tinha 12m x 26m, porém havia uma árvore no meio do lote, a qual sempre foi pensada em preservar. A área útil que ficou para trás desta árvore, área que queríamos edificar era de 12 m x 12 m. Como a estrutura da casa é de madeira, a prefeitura exige um afastamento de 2m em cada lateral e fundos.
Nas laterais deixamos este espaço, e nos fundos edificamos os 2 m de recuo com estrutura de concreto, pois assim é permitido, e ali colocamos lavabo, lavanderia e depósito para praia. Para frente o projeto se estendeu com um deck que “abraçou” as árvores existentes no local.
O principal diferencial do projeto é o uso do eucalipto como estrutura portante da edificação. A casa, totalmente em madeira, vidro e alvenaria, se destaca na paisagem também pela sua grande cobertura, com pontas para frente e para trás.
A estrutura de madeira fica totalmente a vista, e assim explicita o a síntese estrutural e o sistema construtivo adotado.
Sua identidade é atingida através de uma arquitetura com forte ligação com a natureza, marcada pelo uso extensivo da madeira em toda sua construção.
Temos grande área envidraçada para todos os lados, o que possibilita grande iluminação natural. No lavabo, lavanderia e depósito, temos uma iluminação zenital em linha, o que gera luz em abundância para estes locais.
Na área social foram projetadas janelas superiores, junto a viga de eucalipto do teto, fazendo com que o ar quente saia e o vento circule e troque naturalmente.
Nos ambientes superiores a simples abertura das esquadrias inunda a casa com os ventos do local, fazendo com que sejam sempre bem ventilados.
Para o aquecimento da água utilizou-se aquecimento solar, bem como reaproveitamento da água para vasos e jardins.
Cobertura: A estrutura da cobertura é de eucalipto autoclavado. As telhas são em concreto, modelo reta, cor cinza, foi utilizado manta de alumínio para tratamento térmico entre as telhas e o forro de madeira.
Custo total da obra: R$ 310.000,00
Esquadrias: Externas, vidro temperado incolor, com perfil cor preta.
Estrutura: Estrutura em madeira de eucalipto, pilares e vigas.
Fechamento: Fechamento em tijolo maciço, tijolo furado e vidro temperado.
Forro: Todos os tetos da casa, área social e íntima fazem uso do forro de madeira. As áreas molhadas, banheiros, cozinha e lavanderia, possuem forro em gesso.
Fundação: Sapatas em concreto armado.
Laje: Laje treliçada apenas sobre a área de serviço, em toda a casa utilizou-se estrutura em madeira e deck para execução do piso dos pavimentos superiores.
Paredes: Paredes em alvernaria, algumas com tijolo maciço e outras com tijolo com 06 furos.
Piso: Para os pavimentos superiores, assim como os deck externos, foi utilizado piso em madeira ripada, tiaúba. Para a área social da casa, utilizou-se revestimentos de porcelanato da Portobello (rio retro) e da Itagres (concrete cement).
Revestimentos: Em banheiros, lavanderia e cozinha as paredes foram revestidas com porcelanato.
Tempo de execução da obra: 12 meses.
Tempo de execução do projeto: 4 meses.
O projeto é composto por um pavimento térreo, onde desenvolve-se a área social em um único ambiente como sala, cozinha, escada e integração direta com a varanda e os serviços, garagem, depósito e lavanderia. Já no pavimento superior encontra-se a área íntima, composta por sala íntima como mezanino, suíte principal e duas demi-suítes, além de sacadas e terraço voltado para os fundos.
Priorizamos nesta distribuição a separação entre setor íntimo e o setor social, dividido pela escada, que está sobre um espelho da água, e faz a passagem no nível térreo ao nível superior.
Na parte social priorizou-se a criação de um único ambiente, onde todos possam se encontrar, permitindo uma integração maior entre a família e um ambiente mais fluído.
No andar térreo, criamos 2 pátios, o pátio de serviço, localizado na parte posterior do terreno, o qual interliga garagem e depósito, com lavanderia e cozinha e o pátio social, localizado no próprio recuo frontal obrigatório, onde criou-se uma área de jardim e área de acesso a varanda e a garagem.
Cobertura: Cobertura com telhas de fibrocimento e estrutura em madeira itaúba embutidas na platibanda (viga de concreto aparente).
Esquadrias: Externas: esquadrias em alumínio preto e vidro incolor. Portas internas em madeira pintadas de preto.
Estrutura: Estrutura em concreto armado.
Fechamento: Fechamento em alvenaria na cor branca e painéis em vidro com estrutura em alumínio.
Forro: O forro da garagem é a própria laje treliçada painel, sem eps ou cerâmica, apenas os vigotes a vista, um ao lado do outro. O andar térreo possui forro de gesso e o andar superior laje treliçada com reboco.
Fundação: Sapatas em concreto armado
Laje: Laje treliçada painel a vista, sem eps ou cerâmica na garagem e laje treliçada rebocada no restante da casa.
Paredes: Paredes em alvernaria com pintura acrílilca na cor branca. Aplicação de cal fino.
Piso: Foi utilizado piso porcelanto com textura de madeira escura em toda a casa. A escada foi deixada em concreto aparente, assim como algumas vigas da casa. Embaixo da escada um espelho da água possui revestimento em pastilhas de vidro.
Revestimentos: Em banheiros, lavanderia e cozinha as paredes foram revestidas com piso porcelanato na cor branca.
Tempo de execução da obra: 11 meses.
Tempo de execução do projeto: 4 meses.