Blog

A visita ocorreu em uma tarde de domingo, no dia 13 de junho de 2015, durante uma viagem com a família para Los Angeles, acompanhado de minha mulher Karina e minha filha Giulia. Chegamos pouco antes da casa fechar, pois naquele dia estaria acontecendo um pequeno evento privado. Mas foi o suficiente, tivemos uns 40 minutos para conhecer a casa.

Visitar a casa de um arquiteto sempre é interessante, e quando esta é uma casa de um mestre arquiteto moderno então, a experiência se multiplica por mil. Não conhecia muito a obra de Rudolf M. Schindler, mas ao entrar na casa fui tomado por uma sensação extraordinária.

A casa estava praticamente vazia, que situação interessante, as paredes nuas em concreto aparente exibiam pequenos cortes na vertical, que permitiam a entrada da luz. Os tetos em madeira também permitiam a entrada da luz natural. Um conjunto de materiais como paredes em concreto, piso em cimento e tetos em madeira eram combinados com muita luz natural.

A casa está localizada na North King Roads, nº 835, em West Hollywood, na cidade de Los Angeles – CA. Foi projetada por Rudolf Michael Schindler, natural de Viena – Áustria, ficando pronta no ano de 1922. A casa foi projetada para atender a 2 famílias, e foi também pensada de uma forma pouco convencional, não havia sala de jantar ou quartos na casa, ela era formada basicamente por 4 estúdios. Cada apartamento tinha dois estúdios e um núcleo de serviços, onde funcionaria cozinha, lavanderia, e afins.

Os pátios eram uma extensão dos espaços internos, e sendo protegidos da visão da rua, permitiam um vida particular em espaços abertos e privados.

Logo antes de projetar esta residência, Rudolf Schindler havia trabalhado no desenvolvimento dos projetos e havia acompanhado a construção da Hollyhoock House, casa projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright em Los Angeles.
Vista de um dos pátios da casa

Lareira externa

Um dos apartamentos da casa serviu de residência para uma variedade de pessoas famosas e criativas da época. Inclusive o arquiteto Richard Neutra, amigo parceiro e rival de Schindler viveu ali do ano de 1925 a 1930.

Inicialmente a prefeitura negou a licença de construção da residência, considerando-a radical demais em seus materiais e novo método de construção. Depois de muitas conversas com as autoridades locais, o projeto obteve uma licença temporária, ou seja, que poderia ser suspensa a qualquer momento.

Vista das esquadrias do atelier

Detalhe da caixilharia

A Casa Schindler está aberta a visitação de 4a feira até domingo, das 11 horas da manhã até as 18 horas da tarde. Não há necessidade de agendar horário.
Mobiliário de um dos estúdios

Entrada superior de luz no banheiro – iluminação natural presente em praticamente todos os ambientes.

A Schindler House foi citada na lista das 10 melhores casas de todos o.s tempos em Los Angeles, em uma pesquisa feita por especialistas em dezembro de 2008 intitulado: The best houses of all time in LA”

Detalhe do trilho que correm os painéis das portas, hoje já bastante danificado.

Escada que dá acesso ao 2º pavimento

Uma grande felicidade para mim como arquiteto foi também visitar a casa com a presença da minha filha Giulia, de 7 anos, pois considero um grande oportunidade para qualquer criança, poder compartilhar este tipo de experiência, sempre que possível. Ela entrou correndo por um dos estúdios vazios, adorou os espaços da casa e até brincou de esconde-esconde com minha mulher Karina.

Segue link para um vídeo muito interessante sobre a Casa Schindler, postado por Laura Viviana Ceballos Quintana. https://www.youtube.com/watch?v=HrsxR3M1RfI

Comentários

Este artigo não possui comentários