PJV - Edifício N 06

Edifício N 06

Ficha Técnica

Obra: Edifício N 06
Local: Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brasil
Área construída: 632 m2
Área do terreno: 264 m2
Início do projeto: 2012
Final da obra: Janeiro/2015
Projeto estrutural: Eng. Anamélia Adriano
Projeto elétrico e hidráulico: Eng. Anamélia Adriano

 

A arquitetura proposta para o edifício busca criar fachadas simples e elegantes, e para isto utiliza-se de uma linguagem clara e universal. Linhas retas e pilares cilíndricos formam um volume simples, onde percebemos partes da estrutura do edifício, como protagonistas da composição. Um arquitetura verdadeira, que busca na sua essência e simplicidade uma identidade com a cidade.
As fachadas frente e fundos são marcadas pelas vigas horizontais em concreto aparente e pelos painéis de vidro e de alvenaria branca como utilizados como fechamentos.
Na fachada frontal há também um grande painel vermelho que aparece em primeiro plano, praticamente suspenso pelos demais elementos, neste caso as vigas em concreto.
Acreditando que a arquitetura deve resolver os problemas da sua disciplina, como estrutura, ventilação, iluminação, cobertura e fechamentos, ao invés de fantasiar um forma que em nada contribui para o espaço urbano da cidade, ao apresentar excessos sem a menor necessidade, apenas para satisfazer um vício de mercado, o projeto do Residencial N 06 vai em outra direção.
Inicialmente buscamos tirar proveito das vistas da paisagem e aproveitar a iluminação e a ventilação natural. Como estratégia de projeto, apresenta alguns de seus elementos estruturais em seu estado natural característico, o concreto aparente. E como resultado formal busca algo adequado para o espaço urbano em que está inserido.
Os 9 pilotis do térreo, o muro que fecha o terreno, as vigas horizontais, as lajes das escadas e as sacadas técnicas expressam a linguagem do concreto aparente, evidenciando a forma como o edifício é construído e suas partes, através das marcas das formas de madeira e das diferenças de texturas que o concreto naturalmente apresenta.